Em meados de 2018 eu me encontrava em uma típica vida paulistana: corrida, estressante e sem tempo para nada. Sob o comando de um escritório de arquitetura & interiores que leva o meu nome e mantenho até hoje, dias longos de trabalho seguidos de muito cansaço eram rotina até nos finais de semana.
Em busca de uma atividade que relaxasse a mente, comecei a olhar com muito interesse para os trabalhos manuais que minha mãe fazia: tricô, crochê, tapetes, bolsas… Pedia sempre para ela me ensinar um ponto, um acabamento até começar a produzir peças inteiras sozinha. Ia olhando e aprendendo, errando e insistindo. Era uma atividade muito prazerosa que despertavam as minhas mais doces lembranças de criança onde um dos passatempos preferidos era ficar junto da minha avó em seu quartinho de costura, criando roupas e brinquedos!
Quando percebi estava apaixonada e totalmente mergulhada em tramas, tecidos, cores e os mais variados fios. Eles passaram a dividir as prateleiras com as amostras de acabamentos dos projetos do meu escritório.
Uma manta em especial, tecida por minha mãe para decorar a minha casa me deixou imaginando como eu poderia introduzir de vez as tramas na minha vida. Não demorou muito para associá-las à decoração, trabalho que já é presente no meu dia a dia.
Em 03.03.2020, mostramos pela primeira vez o Atelier Mantáh para o mundo, com peças para a decoração em tramados únicos, apaixonantes e de encher os olhos!
Desde então, o Atelier que já participou das feiras Jardim Secreto e Rosenbaum, cria almofadas, peseiras para camas, mantas, cestos e mesa posta com um olhar bastante contemporâneo aliado a técnicas antigas de tricô, crochê e macramê.
Bem-vindo ao mundo das nossas tramas!
Lilian Catharino
Arquiteta e Artesã